27-02-2020 | LNEC desafia escolas no âmbito das alterações climáticas

No dia 4 de março, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) irá desafiar algumas Escolas Básicas e Secundárias da região da Lezíria do Tejo, testando tanto a sua criatividade como a compreensão do tema “Alterações climáticas: Que futuro?”

Lisboa, 27 de fevereiro de 2020 – Este desafio é proposto com base no primeiro projeto de investigação e inovação liderado por Portugal e pelo LNEC, na área da ação climática, no âmbito do Horizonte 2020, o projeto BINGO, que estudou os efeitos das secas no abastecimento público e nos regadios públicos desta região.

A Lezíria do Tejo tem uma das manchas de solos mais ricos do país, com taxas de produtividades entre as mais elevadas a nível mundial, por exemplo, até 18 toneladas de milho por hectare. A disponibilidade de água para rega é crucial para este desempenho.

No contexto do uso e disponibilidades de água, o desafio às escolas consiste na apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos através de vídeos, maquetes e/ ou cartazes criativos, explorando o tema da adaptação às alterações climáticas, com especial enfoque em 4 temas: Importância da Investigação e Inovação; A colaboração da Sociedade; A resiliência do Homem; e, O contributo individual.

“Com este desafio pretendemos consciencializar a sociedade, em particular os mais jovens para as vulnerabilidades climáticas, promovendo a compreensão de que a adaptação às alterações climáticas necessita da mobilização de todos em ações promotoras de sustentabilidade e resiliência. Acreditamos que, através de iniciativas como esta, se pode comunicar resultados da investigação científica à população, habilitando a sociedade a construir um melhor futuro comum”, sublinha Ana Estela Barbosa, Investigadora do LNEC.

Este encontro de 4 de março, a realizar no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, irá reunir cerca de 100 pessoas, entre alunos, professores e representantes do LNEC. Nesta sessão, será feita uma breve apresentação do LNEC, o enquadramento e resultados do projeto BINGO e lançado oficialmente o desafio às 7 Escolas do Ensino Básico e Secundário que irão participar.

No dia 23 de abril, todos os alunos terão oportunidade de apresentar publicamente os seus trabalhos, bem como fazer uma visita guiada às instalações do LNEC. O conjunto dos trabalhos constituirá uma exposição itinerante, que será levada a todos as escolas participantes até ao final do ano letivo, dando assim a conhecer a toda a comunidade escolar esta iniciativa.







©Portal Franchising® 2011 | Criado por: