17-01-2020 | “O papel da União Europeia na economia do ambiente em Portugal” em debate na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

“O papel da União Europeia na economia do ambiente em Portugal” em debate na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

22 de janeiro, das 15H00 às 18H30

“O papel da União Europeia na economia do ambiente em Portugal” em debate na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

 

No dia 22 de janeiro serão apresentados novos resultados da implementação do projetoPOSEUR - Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no uso de Recursos, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), e também será realizada uma Mesa Redonda subordinada ao tema “O papel da União Europeia na economia do ambiente em Portugal”.

Esta iniciativasurge no âmbito de uma candidatura feita pela FDULao Programa POSEUR,financiado pela União Europeia e levado, com sucesso a efeito, e pretende ser divulgada a um público não sóda especialidade,mas também com uma maior abrangência.

O POSEUR – Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos – faz parte do Acordo de Parceria Portugal 2020, para o período de 2014-2020, que abrange os apoios comunitários destinados à Eficiência Energética nas infraestruturas na Administração Central, entre os quais o que foi atribuído ao projeto realizado pela FDUL, para o aumento do desempenho energético dos seus edifícios, assente em três linhas de ação: equipamentos mais eficientes, redução dos consumos energéticos e geração de energia para autoconsumo a partir de fontes renováveis.

Estas medidas correspondem a um investimento de mais de um milhão e quatrocentos mil euros e permitirão alcançar uma classe energética B e uma poupança de quase 50% na fatura energética. Parte deste financiamento será reembolsado a partir da poupança alcançada.

Com a implementação do POSEUR foi possível a instalação de uma central fotovoltaica na cobertura do edifício com acumulação, a instalação de uma micro-cogeração, a colocação de janelas com vidro duplo e corte térmico, a instalação de novos equipamentos de climatização e de iluminação de melhor rendimento e a instalação de sistema solar térmico. Medidas que contribuem para uma maior sustentabilidade ambiental e, bem assim, uma significativa melhoria das condições de trabalho e de estudo da comunidade académica.

“É com grande orgulho e satisfação que assistimos a esta mudança na nossa Faculdade e aos excelentes resultados obtidos. Este projeto visou sobretudo a melhoria da eficiência energética nas nossas infraestruturas, que se traduziu em melhores equipamentos, redução da fatura de energia e geração de energia a partir de fontes renováveis. Todas estas soluções aplicadas na FDUL são o resultado do esforço de um grupo multidisciplinar, que levou à seleção de soluções definidas e adequadas à situação da Faculdade”, sublinha Paula Vaz Freire, Diretora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

“A implementação deste projeto na FDUL tem mostrado excelentes resultados, permitindo a realização de várias intervenções nos seus edifícios, que contribuem para uma maior sustentabilidade ambiental das instalações (redução dos consumos energéticos e das emissões) que representam, em simultâneo, uma melhoria das condições de trabalho para toda a comunidade académica”, realça Helena Pinheiro de Azevedo, Presidente da Comissão Diretiva do POSEUR.

Para debater o tema “O papel da União Europeia na economia do ambiente em Portugal” estarão na cerimónia o Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Energia, Dr. João Galamba, a nova diretora da FDUL, Professora Doutora Paula Vaz Freire, a Presidente da Comissão Diretiva do POSEUR, Dra. Helena Pinheiro de Azevedo, o representante da Estratégia Corporativa da GALP, Engenheiro Diogo Almeida e o Diretor Adjunto de Sustentabilidade da EDP, Dr. Eduardo Moura.

O evento incluirá ainda uma visita guiada à Central Fotovoltaica instalada na cobertura da FDUL, correspondendo a um momento de convívio entre todos os convidados.

 

PROGRAMA

 

15H00

| Receção Convidados

15h30

| Sessão de Abertura e enquadramento do Projeto POSEUR

 

Diretora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Professora Doutora Paula Vaz Freire

Responsável pela Gestão Técnica do Projeto na FDUL

Engenheiro Miguel Geraldes Cardoso

 

 

16h15

| Coffee Break e visita guiada aos painéis fotovoltaicos

17H00

 

 

 

 

 

 

| Mesa Redonda – “O papel da União Europeia na economia do ambiente em Portugal”

 

Moderadora

Jornalista e pivot SIC Notícias

Ana Patrícia Carvalho

 

Painel de Oradores:

 

Secretário de Estado Adjunto e da Energia

Dr. João Galamba

Diretora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Professora Doutora Paula Vaz Freire

Presidente da Comissão Diretiva – Projeto POSEUR

Dra. Helena Pinheiro Azevedo

Estratégia Corporativa da GALP

Engenheiro Diogo Almeida

Diretor Adjunto de Sustentabilidade da EDP

Dr. Eduardo Moura

18h30

| Encerramento

 







©Portal Franchising® 2011 | Criado por: