18-12-2019 | EXCESSOS ALIMENTARES NA ÉPOCADE NATAL

O Natal é tempo de celebração e um importante momento de convívio prolongado à volta da mesa.

Nesta época do ano, é habitual o consumo alimentar alterar-se devido à nossa tradição de celebração e convívio, junto com o prazer de degustar os sabores tradicionais do Natal.Mas também podemos associar a saúde com o prazer de estar à mesa.

Os especialistas pedem moderação, lembrando que é possível desfrutar mantendo-nos saudáveis e controlando as quantidades que ingerimos. Planear não só é possível, como se torna essencial.

Algumas sugestões simples:

·         Evite tanto quanto possível: gorduras, açúcares, excesso de sal e produtos processados.

·         Explore receitas originais e criativas baseadas em vegetais assados, peixes e aves e sobremesas que incorporam frutas.

Em geral, as refeições desta época são geralmente hipercalóricas e de difícil digestão. Não admira, então, que apareçam sintomas como inchaço abdominal, enfartamento abdominal, ardor no estômago, náuseas, diarreia ou até mesmo dores de cabeça.

Para evitar isso, é essencial planear os menus e tentar equilibrar a dieta nos dias em que não estamos a comemorar. Além disso, praticar exercício físico, comer devagar, controlar as quantidades e limitar o consumo de doces e álcool, ajudará a passar esta época sem problemas digestivos.

Por outro lado, a fitoterapia oferece-nos aliados para enfrentar estes excessos alimentares.

  O cardo mariano é uma planta medicinal que melhora a digestão e a função hepática.

O cardo mariano (Silybum marianum) é uma planta medicinal que ajuda a proteger o fígado da sobrecarga que pode ser submetido no Natal, por isso é aconselhável tomá-lo com antecedência. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) recomenda a utilização do cardo mariano para o alívio sintomático de distúrbios digestivos, sensações de plenitude e indigestão. Outras sociedades científicas especializadas em fitoterapia (ESCOP ou Comissão E) recomendam o seu uso para prevenir e tratar os problemas hepáticos causados por substâncias tóxicas como o álcool, entre outras.

É importante lembrar a necessidade de tomar produtos farmacêuticos padronizados que forneçam a quantidade certa do ingrediente ativo e garantam, portanto, a sua eficácia.  

IMPORTANTE: A infusão (ou chás) não é recomendada porque os seus princípios ativos não são muito solúveis em água: é melhor usar cápsulas ou comprimidos para garantir a eficácia completa.

Na farmácia pode encontrar suplementos alimentares com Cardo Mariano.

 







©Portal Franchising® 2011 | Criado por: