20-11-2019 | Projeto inovador da Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave com participação da Galbilec- Soluções Globais de Projeto

O CIDIFAD (Centro de Investigação, Diagnóstico, Formação e Acompanhamento de Demências) com um investimento total a rondar os 15 milhões de euros é um projeto pioneiro e de referência em Portugal na área da demência, desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave. A obra deve estar concluída no próximo ano.

Lisboa, 20 de novembro de 2019 - Com um investimento de cerca de 15 milhões de euros, o projeto do Centro de Investigação, Diagnóstico, Formação e Acompanhamento de Demências (CIDIFAD) teve início em janeiro de 2018 e pretende melhorar a qualidade da investigação nos diferentes processos e fases demenciais,proporcionando acolhimento, acompanhamento, assistência médica e cuidados especializados às pessoas com demência.

 

As instalações do CIDIFAD estão inseridas numa área de 43.500m2, com oitenta quartos individuais para as unidades de internamento e doze quartos direcionados para estadias de curta duração a pessoas com demência.Permitem o descanso dos cuidadores e dos familiares. Existirá ainda uma ala com oito quartos destinados aos familiares de pessoas com demência em situação de internamento,por um período de curta duração.

 

Esta estrutura de saúde da Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave terá também uma unidade de dia e apoio domiciliário para possibilitar todos os tratamentos especializados ao nível da alimentação, higiene pessoal, atividade diária e cuidados clínicosaos seus utentes que sofram de demência. Asinstalações do CIDIFAD terão ainda outras especialidades na área da investigação, apoio administrativo, formação e diagnóstico. A área total de construção é de cerca 14.000m2, distribuídos pelos diversos espaços.

 

“Este é um projeto que muito nos orgulha, afirmando-se como o reconhecimento do nosso know-how com os serviços 360 em projetos do sector social”, refere José Figueiras, CEO da Galbilec – Soluções Globais de Projeto.

 

O CIDIFAD conta com a parceria do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto,tendo como base umelevado investimento na área da investigação,e da formação de profissionais e de cuidadores informais.Privilegia-seo apoio aos familiares.

 

Este projetono qual a Galbilec participa em todas as fases de intervenção, nomeadamente elaboração de projetos, consultoria técnica, jurídica e financeira, e fiscalização da obra, permite aumentar significativamente a capacidade institucional no norte do país. Prevê-se que esta obra distinta e exemplar no país esteja concluída em meados do próximo ano.

 

 

Números da Demência em Portugal e no mundo

A Organização Mundial de Saúde estima que em todo o mundo existam cerca de 48 milhões de pessoas com demência. Um número que poderá atingir os 76 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050 para os 135 milhões.

O relatório “Healthat a Glance 2017” da OCDE coloca Portugal como o 4º país com mais casos por mil habitantes, referindo que a prevalência da demência em Portugal é de 19,9 por 1000 habitantes, sendo a média da OCDE de 14,8 casos. Estima-se que até 2037 o número de casos em Portugal poderá subir para 322 mil.

 

 

Sobre a Galbilec

Fundada em 2010, esta organização atua em diversas áreas da Engenharia e da Arquitetura, tendo ao dispor dos seus clientes, um leque abrangente de serviços, com o objetivo de proporcionar uma solução integrada e adaptada a cada projeto. Ou seja, tornar os edifícios acessíveis à diversidade de requisitos da população, é o nosso desafio diário. Neste sentido, presta serviços de Elaboração de Projetos, Gestão e Fiscalização de Obras, Coordenação de Segurança em Obra e ainda Candidaturas a Programas de Financiamento no âmbito do Quadro Comunitário de apoio para a implementação de projetos nas áreas da economia social e saúde. Com foco no crescimento económico, a Galbilec tem vindo a alargar o seu mercado de atuação e, atualmente, encontra-se representada no Brasil, desde 2013, através da GBR Project. Composta por uma equipa multidisciplinar de profissionais qualificados, em que se alia o know-how, à inovação, a Galbilec pretende a satisfação dos seus clientes através de recursos inovadores e eficientes. Com sede na cidade do Porto e com uma filial em Lisboa, a empresa cria e desenvolve projetos de norte a sul de Portugal, garantindo um acompanhamento personalizado e constante a todos os clientes. A Galbilec pauta-se pelos princípios da excelência, inovação, dinamismo, profissionalismo, rigor e seriedade, sendo o cliente o centro da atividade da empresa. Ao mesmo tempo, pretende-se uma melhoria contínua da qualidade na concretização das suas necessidades e expectativas.







6,5 milhões de euros para a criação de programas de mestrado especializados em domínios digitais

A emergência de reduzir o plástico consumido e as razões pelas quais se deve ter em casa um produto de purificação de água

Pioneer lança novos produtos de entretenimento automóvel

Turismo: a próxima grande aposta do franchising?

Uma sociedade em rede

Uma rede coesa, o caminho para o sucesso

Internacionalizar - Uma estratégia?

Construção e Remodelação: Oportunidade de Negócio

Como escolher um franchising?

Imagem: fundamental para uma rede de sucesso


ver todos
©Portal Franchising® 2011 | Criado por: