21-02-2019 | Premiado da Maratona da Saúde apresenta ao público os seus trabalhos na III Conferência Cientistas em tournée

Rodrigo Cunha, premiado pela Maratona da Saúde, que desenvolveu a sua investigação em Coimbra, vai apresentar ao público o resultado do seu trabalho na área da saúde, no dia 26 de fevereiro, às 17h no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

A III Conferência Cientistas em tournée - Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica vai decorrer em Coimbra e contará com a presença de Catarina Resende de Oliveira, Professora Catedrática da Universidade de Coimbra, João Ramalho, Diretor do CNC, bem como representantes das associações Reabilitar Alzheimer e Alzheimer Portugal. Esta será a terceira de quatro Conferências que visam a apresentação ao público dos projetos de investigação financiados com os donativos da sociedade civil, angariados durante os espetáculos solidários na RTP, que estão a ser desenvolvidos pelos cientistas premiados pela Maratona da Saúde em várias áreas da biomedicina.

Neste terceiro encontro, Rodrigo Cunha, premiado pela Maratona da Saúde que desenvolveu o seu projeto no estudo dos derivados da cafeína como base de novos medicamentos para a doença de Alzheimer, na região de Coimbra, irá explicar ao público o progresso da sua investigação, bem como o trabalho desenvolvido com o financiamento atribuído pela Maratona da Saúde. Para além da participação do cientista, iremos contar também com o testemunho de vários casos de vida, relacionados com os temas dos projetos premiados, numa mesa redonda que promoverá a proximidade entre pacientes e cientistas, e criará um ambiente de esperança com base na investigação biomédica, uma vez que na assistência estarão também representadas várias associações de doentes.

Em conformidade com a missão da Maratona da Saúde, estas conferências pretendem evidenciar à sociedade civil como o financiamento privado, obtido durante os espetáculos anuais solidários na RTP e através de parcerias inovadoras, tem um impacto no avanço do conhecimento. A próxima e última Conferência Cientistas em tournée - Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica decorrerá em Faro e a data será brevemente anunciada.

A gala solidária relativa à 6-edção dedicada ao cancro, em parceria com a RTP, será emitida no dia 29 de março.

Ao longo das 5 primeiras edições da Maratona da Saúde, dedicadas ao Cancro, Diabetes, Doenças Neurodegenerativas, Doenças Cardiovasculares e Doenças  Autoimunes e Alergias, a parceria com a RTP possibilitou o desenvolvimento de múltiplos conteúdos de sensibilização distribuídos em cerca de 200 rubricas na programação diária da RTP1, Antena1 e durante os 5 espetáculos solidários anuais (maratona televisiva). Os donativos angariados durante as 5 edições já permitiram financiar 13 cientistas em Portugal através dos prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica num valor total de 300 mil euros.

Inscreva-se gratuitamente e consulte o programa do evento em:

https://www.eventbrite.com/e/iii-conferencia-cientistas-em-tournee-premios-maratona-da-saude-em-investigacao-biomedica-tickets-56579473729?ref=estw

 


Para acompanhar todas as atividades da 6º edição, visite o site oficial da associação: http://www.maratonadasaude.pt/index.php, ou a página de Facebook, https://www.facebook.com/maratonadasaudeassociacao/.

Os donativos à Maratona da Saúde podem ser realizados ao longo de todo ano através de chamadas de valor acrescentado para o 760 20 60 90 (0,60€+IVA) ou do IBAN: PT50 0035 0413 00044189730 73 BIC SWIFT: CGDIPTPL.

 

Sobre a Maratona da Saúde:

Desde 2013, a Maratona da Saúde e a RTP estão juntas numa iniciativa inédita em Portugal que visa, através de um espetáculo solidário anual, sensibilizar na área da saúde e da investigação biomédica e financiar projetos científicos de excelência em Portugal, essencial no combate a doenças ainda sem cura. Em cada ano a Maratona da Saúde dedica-se a um tema, sobre o qual será delineado um plano de atividades. A 6ª edição, que decorre até julho de 2019, é dedicada a Conhecer o Cancro.

A Maratona da Saúde atribui anualmente os Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica e conta com o apoio logístico da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).  A atribuição destes prémios resulta dos donativos angariados durante o espetáculo televisivo anual da Maratona da Saúde na RTP, através de chamadas telefónicas numa parceria com a Fundação Portugal Telecom, bem como de outras iniciativas e apoios da sociedade civil, incluindo donativos e patrocínios de parceiros das edições da Maratona da Saúde. Estes prémios foram criados com o objetivo de promover a investigação científica portuguesa em diferentes áreas da biomedicina e destinam-se a investigadores que pretendam desenvolver um projeto de investigação autónomo sob sua responsabilidade numa instituição sediada em Portugal. A avaliação das candidaturas é realizada por um júri internacional proposto pela FCT, constituído por cientistas de reconhecido mérito no domínio da biomedicina.

A Maratona da Saúde considera que permitir o avanço da ciência e do conhecimento em Portugal, contribui para uma sociedade mais informada, motivada e competitiva, capaz de integrar os pilares essenciais do progresso económico global.

 







©Portal Franchising® 2011 | Criado por: