01-02-2019 | Maratona da Saúde assinala o dia Mundial de Luta contra o Cancro

No âmbito do Dia Mundial de Luta contra o Cancro, que se assinala a 4 de fevereiro, a Maratona da Saúde lembra a importância da investigação científica e da prevenção e supervisão por parte do paciente do seu estado de saúde.

Apesar dos progressos científicos e clínicos o cancro continua a ser considerado a 2ª maior causa de morte em Portugal. A 6ª edição da Maratona da Saúde tem como tema “Conhecer o Cancro” e nesta data que apela à aliança entre cientistas, profissionais de saúde e doentes, contamos com o testemunho de especialistas na nesta área.

“A incidência de cancro tem vindo a aumentar. Estima-se que em 2018 tenham havido 18 milhões de novos casos de cancro e 9 milhões de mortes resultantes de cancro”, indica o Dr. Sérgio Dias, coordenador de um grupo de investigação na área do cancro no Instituto de Medicina Molecular.

São inúmeros os estudos para determinar os fatores de risco do cancro, promover a prevenção da doença e o diagnóstico precoce. “A necessidade de adotar estilos de vida saudáveis, sem álcool, tabaco ou outros hábitos toxicófilos, bem como a adoção de medidas de promoção de regimes alimentares saudáveis e de prática de exercício físico regular devem ser salientadas”, são alguns dos exemplos de hábitos saudáveis para prevenir a doença, como salienta o Dr. Paulo Cortes, Presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia.

Apesar da incidência do cancro continuar elevada, a contínua investigação científica nesta área, durante décadas, tem aumentado significativamente o conhecimento sobre o desenvolvimento e progressão do cancro. “Tornou possível diagnosticar mais precocemente diferentes cancros, e desenvolver novas terapias dirigidas contra o cancro. Algumas terapias desenvolvidas graças a avanços na investigação do cancro melhoraram a resposta clínica dos doentes, o que confirma a importância da investigação nesta área específica da biomedicina”, salienta ainda Sérgio Dias.

De salientar que a Maratona da Saúde tem vindo a promover e fomentar encontros e a aliança entre cientistas, profissionais de saúde e doentes, através da iniciativa “Encontros de Esperança”, no âmbito da prevenção e do tratamento do cancro.

Para acompanhar todas as atividades da 6º edição, visite o site oficial da associação ou a página de Facebook.

 

Sobre a Maratona da Saúde:

Desde 2013, a Maratona da Saúde e a RTP estão juntas numa iniciativa inédita em Portugal que visa, através de um espetáculo solidário anual, sensibilizar na área da saúde e da investigação biomédica e financiar projetos científicos de excelência em Portugal, essencial no combate a doenças ainda sem cura. Em cada ano a Maratona da Saúde dedica-se a um tema, sobre o qual será delineado um plano de atividades. A 6ª edição, que decorre até julho de 2019, é dedicada a Conhecer o Cancro.

A Maratona da Saúde considera que permitir o avanço da ciência e do conhecimento em Portugal, contribui para uma sociedade mais informada, motivada e competitiva, capaz de integrar os pilares essenciais do progresso económico global.

 







©Portal Franchising® 2011 | Criado por: