27-04-2018 | Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande promove ação de formação sobre incêndios

A Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande e o Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da ADAI promovem, no próximo sábado, dia 28 de abril, uma sessão de formação sobre incêndios florestais e segurança. A ação terá lugar no Aeródromo da Lousã, entre as 9h30 e as 17h00.

A AVIPG - Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande e o Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da ADAI juntaram-se para realizar uma Sessão de Formação sobre Comportamento do Fogo e Segurança das Populações. Esta iniciativa, que nasceu da análise aos relatórios produzidos aquando o incêndio de 2017 em Pedrógão Grande, destina-se a todas as populações integrantes do projeto Aldeias Resilientes, nomeadamente dos concelhos de Penela, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.

 

O projeto visa informar e treinar todos os envolvidos para a sua autoproteção em caso de incêndio florestal, educando sobre temáticas como o comportamento do fogo, radiocomunicações de emergência, segurança pessoal e suporte básico de vida entre outros temas inerentes à proteção civil. Pretende-se ainda sensibilizar as comunidades para a importância do trabalho em equipa, bem como a necessidade das mesmas se organizarem face a eventuais situações de emergência onde, muitas vezes, a capacidade de resposta operacional não é suficiente.

 

A par da responsabilidade do Estado face à proteção civil, é cada vez mais importante que as populações exerçam o seu direito e acesso à informação de carácter preventivo, a fim de entender a influência que a união e entreajuda entre aldeias vizinhas têm em caso de catástrofes naturais.

 

 







©Portal Franchising® 2011 | Criado por: