15-02-2018 | A importância de aproximar a Ciência aos pacientes no combate à Diabetes e Obesidade

A investigadora portuguesa Ana Domingos conduziu recentemente, no Instituto Gulbenkian de Ciência, um estudo sobre a ligação direta entre os neurónios do sistema nervoso periférico e o tecido adiposo, revelando que os primeiros têm influência direta no processo de ganho ou perda de peso.

Esta investigação, que foi recentemente publicada a nível internacional na conceituada revista científica Nature Medicine, tem como finalidade o desenvolvimento da estimulação desses neurónios e a eventual descoberta de uma molécula que os atinja em exclusivo, podendo assim originar um novo fármaco  que permita a redução de massa gorda e, consequentemente, o tratamento da Obesidade, cuja principal consequência é a Diabetes tipo 2.

Ana Domingos, que estudou matemática e se doutorou na área de Neurobiologia nos Estados Unidos, defende que "aproximar a Ciência ao público em geral, principalmente aos pacientes, significa também aproximá-los à educação, à racionalidade e ao desenvolvimento. É cada vez mais importante que o público se sinta envolvido. Uma sociedade que está separada do conhecimento científico é uma sociedade que vive à custa da superstição, que não se conhece nem sabe decidir. E isto reflete-se no dia a dia das pessoas. A única coisa capaz de combater isso é a Ciência."

Recorde-se que Ana Domingos foi uma das investigadoras galardoadas da Maratona da Saúde de 2015, com o Prémio Maratona da Saúde em Investigação Biomédica na área da Diabetes, ajudando a cientista a arrancar com o estudo "Identificação de alvos terapêuticos em neurónios que controlam a obesidade". "O mais importante deste tipo de iniciativas é precisamente a união e aproximação da Investigação Científica ao público. Portugal está a começar a fazer ciência reconhecida a nível internacional e é importante a sociedade estar envolvida nisso" - acrescenta.
 

Sobre a Maratona da Saúde

 

A Maratona da Saúde (www.maratonadasaude.pt) é uma associação sem fins lucrativos que tem como principais objetivos aliar o entretenimento à sensibilização e à angariação de fundos para a investigação científica na área da saúde desenvolvida em Portugal. O formato que lançou recentemente em parceria com RTP é amplamente conhecido a nível internacional e muito bem sucedido em vários países, motivo pelo qual o quisemos implementar em Portugal, adaptando-o à nossa sociedade. Tem como missão a sensibilização na área da saúde, informação sobre avanços científicos e a angariação de fundos para investigação biomédica em Portugal.

Cada edição da Maratona da Saúde é dedicada a um tema, consistindo no desenvolvimento de ações de sensibilização e de angariação de donativos com o público em geral a nível nacional e um espetáculo solidário anual de várias horas consecutivas, transmitido em direto na RTP 1 e RTP Internacional (maratona televisiva). As Edições passadas foram dedicadas ao Cancro, à Diabetes, às Doenças Neurodegenerativas e às Doenças Cardiovasculares.  A 5ª Edição da Maratona da Saúde está a ser dedicada às Doenças Autoimunes e Alergias. Com os fundos angariados a Maratona da Saúde atribui anualmente os Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica.

 







©Portal Franchising® 2011 | Criado por: