12-12-2017 | Fundação EDP apoia Projeto “Bairro sem Cárie”

A Fundação EDP, no âmbito do Programa EDP Solidária – Inclusão Social 2016, apoia o projeto Bairro sem Cárie que promove a saúde oral, junto de crianças e jovens, em seis bairros sociais do concelho do Seixal.

“O apoio ao projeto Bairro Sem Cárie, através do programa EDP Solidária, traduz aquela que é a missão da Fundação EDP na área social: promover a inclusão de pessoas e comunidades em contexto vulnerável, como é o caso de todas a crianças e jovens que assim têm acesso a cuidados de saúde oral. E são já mais de 350 os projetos apoiados em todo o país pelo programa EDP Solidária com o propósito de contribuir para uma melhor qualidade de vida das populações”, declarou Miguel Coutinho, administrador e diretor geral da Fundação EDP.

O Centro Comunitário de Saúde Oral está a desenvolver o projeto “Bairro Sem Cárie”. Desde o início do projeto em Janeiro de 2017 já efetuou 369 rastreios dentários junto da população desfavorecida, residente no concelho do Seixal.

O Projeto “Bairro Sem Cárie” está a ser desenvolvido nos Bairros Santa Marta de Corroios, Cucena, Quinta da Princesa, Jamaica, Arrentela e Vale Chicharo.

Segundo o Dr. Octávio Rodrigues, fundador e Diretor Clínico do Centro Comunitário de Saúde Oral, “o projeto tem como objetivo aumentar a consciencialização e a educação para os hábitos de saúde oral através da realização de rastreios junto da população jovem para que possam ser diagnosticadas doenças ou patologias associadas com manifestação oral. A ação envolve também a distribuição gratuita de escovas e pastas de dentes uma vez que muitas pessoas dos bairros não têm acesso”.

Esta ação pretende assim identificar jovens com problemas dentários e necessidades urgentes de intervenção, bem como educar para a importância da adoção de boas práticas alimentares e de estilos de vida saudáveis. Os casos detetados são posteriormente acompanhados no Centro Comunitário de Saúde Oral localizado na Cruz de Pau, Seixal.

De acordo com Alexandra Arnaut, Técnica do Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal do Seixal, “o acesso à saúde oral é quase nulo nestes bairros, por isso, o papel deste projeto torna-se fundamental para melhorar a saúde oral destes jovens e, com isso, a sua qualidade de vida e integração social”. Acrescenta ainda que “é crucial assegurar uma maior equidade no acesso à saúde oral e incentivar outras instituições a seguirem o exemplo”.

 No próximo dia 18 de Dezembro, às 12h00, irá realizar-se a inauguração do novo espaço do Centro Comunitário de Saúde Oral, na Cruz de Pau, Seixal. O convite para o evento segue anexo.

Informações sobre Associação Portuguesa Promotora de Saúde e Higiene Oral:

Constituída em 2015, a APPSHO é uma associação de caráter social, cultural e juvenil, sem fins lucrativos, cujo objetivo é a promoção de ações de sensibilização no melhoramento da saúde oral juntos das populações mais desfavorecidas. O Centro Comunitário de Saúde Oral pertence à Associação e é o local onde os rastreios e tratamentos são realizados.

Fotografias: https://we.tl/InksQ15XN7  







©Portal Franchising® 2011 | Criado por: