30-03-2017 | Autismo afeta 1 em cada 68 crianças

Sistema de Comunicação por Troca de Imagens permite melhorias significativas no desenvolvimento da linguagem

Uma em cada 68 crianças no mundo tem Perturbação do Espetro do Autismo, um distúrbio global do desenvolvimento que afeta sobretudo a interação social e as competências de comunicação. As dificuldades na fala ou a ausência total da linguagem, um tom de voz anormal ou com um ritmo e afinação diferentes são as principais caraterísticas manifestadas. A estas juntam-se a repetição de palavras ou frases sem lógica comunicativa, dificuldade ao iniciar uma conversa ou em mantê-la, dificuldade em comunicar necessidades ou desejos, incompreensão de afirmações ou de perguntas simples, ausência de humor ou ironia.

O Sistema de Comunicação por Troca de Imagens (PECS - Picture Exchange Communication System, em inglês) é um método de ensino destinado a pessoas com autismo ou outros distúrbios de comunicação, que permite o desenvolvimento das competências de comunicação através de imagens.

De acordo com um estudo de 20131 que envolveu mais de 500 crianças com Espetro do Autismo verificou-se que 30% não falava aos 8 anos de idade e que cerca de 53% não adquiriu a linguagem antes dos 4 anos.

“O PECS é um sistema de comunicação totalmente funcional, que permite aumentar as competências comunicativas e de interação social, bem como a autonomia e reduzir comportamentos contextualmente inadequados”, refere Carla Martins, Diretora Clínica da Pyramid Educational Consultants® Portugal.

E acrescenta: "O Sistema de Comunicação por Troca de Imagens pode e deve ser implementado em todas estas situações para dotar as crianças de um meio de comunicação imediatamente útil enquanto outra forma comunicativa não surge. Os resultados positivos da comunicação através do sistema PECS revelam que pode ser utilizado em qualquer idade, sem exigir quaisquer pré-requisitos”.

De uma forma mais prática, “o PECS operacionaliza-se através de um dossier, que acompanha o seu utilizador, e contém uma série de imagens e conceitos que este pode utilizar para comunicar nas mais diversas situações, permitindo apenas referir palavras ou formar frases mais complexas, de modo que qualquer pessoa consegue compreender pelo que pode ser utilizado em qualquer lugar, em qualquer contexto”, adianta.

 

Referências

1. Wodka, Ericka L.,Mathy P., Kalb L., Predictors of Phrase and Fluent Speech in Children With Autism and Severe Language Delay,Pediatrics, April 2013, VOLUME 131 / ISSUE 4 

 

Sobre o PECS

O PECS é uma abordagem comprovada pela prática, que usa imagens para desenvolver as competências de comunicação em crianças, jovens e adultos com uma ampla gama de dificuldades de aprendizagem. De fácil acesso, a preço acessível e cientificamente comprovado como uma das intervenções mais eficazes, o PECS é uma oportunidade para abrir a porta à comunicação espontânea. O PECS está indicado para pessoas que não falam e não têm comunicação funcional, têm um discurso pouco perceptível, não têm espontaneidade na comunicação ou têm um discurso muito básico e com pouco vocabulário.

 

Sobre o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, e é mundialmente assinalado a 2 de abril. Atualmente, não existe cura, mas alguns métodos de intervenção psicopedagógica têm tido resultados positivos, em particular no controlo de comportamentos específicos, permitindo uma melhor adaptação das crianças e adultos à vida em sociedade. 

 

 







6,5 milhões de euros para a criação de programas de mestrado especializados em domínios digitais

A emergência de reduzir o plástico consumido e as razões pelas quais se deve ter em casa um produto de purificação de água

Pioneer lança novos produtos de entretenimento automóvel

Turismo: a próxima grande aposta do franchising?

Uma sociedade em rede

Uma rede coesa, o caminho para o sucesso

Internacionalizar - Uma estratégia?

Construção e Remodelação: Oportunidade de Negócio

Como escolher um franchising?

Imagem: fundamental para uma rede de sucesso


ver todos
©Portal Franchising® 2011 | Criado por: